
"O 'The E.N.D', agora, é o trabalho de que mais me orgulho, e esse novo trabalho é tão especial quanto o 'The E.N.D'. O #willpower tem sido uma grande jornada, e estou orgulhoso dessa jornada que consegui todas as músicas que tenho agora e do trabalho que fiz para conseguir as músicas para esse novo álbum.", disse will.i.am.Will.i.am estima que trabalhou entre 200 e 300 canções, das quais apenas 12 irão aparecer no álbum. O cantor ainda revela que provavelmente não teremos "T.H.E. (The Hardest Ever)" e "Check It Out" na tracklist do CD.
"Eu sempre quis apenas liberar as músicas. Elas não precisam ser necessariamente parte do álbum. Essas canções são apenas para as pessoas saberem que eu estou trabalhando. Isso sou eu tendo um áudio, conversa musical com o público", explica ele.Então o que esperar no #willpower?
"Há música clássica, como só eu, uma guitarra e uma orquestra, ou só eu, uma orquestra e um coro infantil. Também tem coisas meio gueto, coisa feia e suja. Há música dançante, música global, vanguarda, pelo amor a arte da música que não tem nada a ver com o que está sendo tocado nas rádios. O álbum será diversificado"Alguns dos nomes que estarão no álbum também foi revelado, entre eles Justin Bieber, LMFAO, Ne-Yo e Nicole Scherzinger.
Will.i.am diz que esteve emocionado por trabalhar com a diva do dance music Eva Simons, em seu single "This Is Love" - uma mistura de pop melódico e EDM, cujo o trecho onde ele diz "Hell Yeah!" foi gravado durante uma apresentação na véspera do ano novo em Las Vegas.
"A Eva Simons é a princesa do dance music. Ela faz isso muito antes de todo mundo, ela mesmo se produz. Ele faz seus próprios efeitos. Ela se grava. Nós conversamos tipo 'Que compressores você usa?', ela canta maravilhosamente, escreve bem, é sexy, é real. É exatamente sobre o que a dance music se trata. É por isso que estou tão feliz e honrado por poder trabalhar com ela."O líder do Black Eyed Peas, ainda comentou sobre a banda - que está em pausa desde novembro do ano passado. "Os outros Peas querem pausa, mas eu não sei como fazer isso." Will.i.am ainda promete que sem dúvidas eles gravarão outro álbum, só não sabe quando isso acontecerá. E enquanto isso, ele pensa em uma turnê para promover seu novo álbum, embora ele reconheça que o espectro do Black Eyed Peas paire sobre essa perspectiva.
O que eu tenho contra mim é todo mundo perguntando onde estão os outros Peas. E eu não posso simplesmente colocar um grupo de dançarinos no fundo para compensar o fato de que a Ferg, Taboo e o Apl não estarão lá comigo. Então eu tenho pensar em algo novo, algo que faça as pessoas me dizerem: 'Nossa, isso está melhor do que quando você estava com os Peas.' Isso não vai ser fácil, mas se eu não puder fazer isso, vou ficar em casa."